Pesquisar

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE: O JOVEM



A paz do Senhor, bênçãos de Deus! Esse é o primeiríssimo post da categoria “O que a bíblia diz sobre:”. O que trataremos aqui? Bem, como a própria categoria sugere, traremos a perspectiva da bíblia sobre determinados assuntos. Serão explanados versículos da Palavra e Deus, com a direção Dele, de forma que a gente (sim, porque eu também aprendo bastante) possa entender qual a posição de Deus sobre determinadas coisas.

O tema para o primeiro assunto não poderia ser outro que não o jovem. 

O mundo costuma ver o jovem/adolescente com olhos discriminadores até, não acham? Muitas vezes taxados de rebeldes, relaxados, inconsequentes, festeiros e sem qualquer tipo de noção de responsabilidade, o jovem não parece ter tanta importância na “ordem natural do mundo”. Mas o que Deus acha do jovem? O que Ele espera do jovem? O que Ele quer de você? Essas serão algumas das perguntas que tentaremos responder aqui. Vamos lá!



            Primeiramente, nós temos vários exemplos na bíblia de jovens usados grandemente por Deus. Então uma das coisas que o Senhor mais deixa claro na Palavra Dele é:

            “Ei, jovem, eu conto com você! Não fique surpreso. É verdade.”.           

            Daí você pode pensar: “sei, sei... Mas de onde você tirou isso, em nome de Jesus?!”
            De onde? Bem, da história de Davi, Samuel, Ester, José, Timóteo, Daniel.... Todos, sem exceção, começaram a ser usados por Deus em sua juventude. Todos enfrentaram o pior que você possa imaginar. Jovens!

            “Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno.” I João 2:14b

            Ali, nós temos a nossa primeira pergunta respondida: Deus considera o jovem alguém forte! Nem vem com essa cara de “como se isso fosse possível” porque é a verdade. O Senhor vê em nós uma força que só a juventude nos proporciona. Ele quer usar essa força em favor da obra Dele, pois nós já vencemos o Maligno. Diz aí se isso é ou não é “da hora” (Jesus! Alguém ainda usa isso?)
            Agora, o que Deus espera de você? COMPROMISSO. Nem me olha assim. Compromisso não é pra gente velha e você sabe disso. O que acontece é que muitos jovens hoje não querem esse tão falado compromisso.

                “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4:12

               Viram só? Seja um exemplo na forma de agir, amar, fé e pureza. Isso é o que Deus espera do jovem. Ele sabe que temos, Nele, a capacidade de vencer o Maligno e suportar muita coisa.
            Todos os jovens da bíblia passaram muito perrengue! A vida do jovem não é fácil não, moçada! O jovem tem que lutar todos os dias contra ele mesmo se quiser estar mais próximo de Deus. Mas querem saber? Olha o que me consola “vocês venceram o Maligno”. Diz aí, se isso não dá uma animada nas coisas.
            O Senhor está contigo em todo o tempo e o tempo todo. Levanta a cabeça! O Senhor te escolheu!
            Daí você pode me dizer: “certo, irmã, mas o que é, afinal, que Deus quer de mim?”.
            Essa é uma pergunta muito importante. Todo jovem precisa saber o que Deus quer de si. Veja bem, a bíblia nos mostra vários exemplos, é verdade, mas cada um dos jovens foi usado para propósitos diferentes. Davi foi escolhido para rei, Ester rainha, Samuel sacerdote do Senhor e por aí vai. Mas uma coisa é certa: o povo precisava de pessoas assim. O povo do Senhor por vezes carece de algo e o Senhor primeiramente busca entre os jovens se há pelo menos um que possa fazer o Seu desejo.
            Precisamos estar prontos para o chamado do Senhor, assim como Samuel, por exemplo.
           
            Pergunte a Deus: “Senhor, o que eu tenho que fazer?”

            “Só isso?”, você pergunta. É só isso. Você queria que eu trouxesse um livro de trocentas páginas? Eu não.... Quem tem essa resposta é Deus. Você precisa buscá-la. Você!

CONCLUSÃO: A bíblia nos diz que o Jovem é alguém que detêm a força para lutar contra o inimigo e que o Senhor deseja que o jovem seja um exemplo em tudo, assumindo um compromisso com Ele.
            Não ligue se um mundo insiste em dizer que você é “novo demais, não entende nada, não vai conseguir” e blá, blá, blá.... Deus, o Todo Poderoso, diz: “Você tem a força. Agora me siga!”.
            O jovem pode, com a ajuda de Deus, conquistar tudo o que Ele preparou. Mas busque. Não pense que as coisas cairão do céu como o maná, não. A orientação é de Deus, mas o caminhar é seu.

Fique na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário