Pesquisar

NO CAMINHO



"Olhe pra frente e trace um caminho. É nele que você tem que andar". Foi isso o que meu pai me ensinou sobre dirigir em um terreno onde não há delimitações. Quando é só terra, por exemplo. O caminho correto deveria me desviar das pedras pontiagudas, de cair em buracos ou mesmo de provocar um acidente. Isso, claro, na direção de um carro.

“Olhe para frente; mantenha os olhos fixos no que está diante de você. Estabeleça um caminho reto para os seus pés; permaneça na estrada segura.”.
| Provérbios 4:26-27 (NVT)

O mundo é uma grande estrada de terra sem qualquer limite. Pedras pontiagudas querem nos fazer tropeçar, buracos que querem nos tragar, situações que nos espreitam esperando o momento certo de provocar um "acidente" que nos leve a cair. Então como saber o caminho? Como saber se estou no caminho certo? Afinal, nessa "terra" não há luz alguma! Então como?

Olhe pra Cristo, ande por esse caminho (João 14:6) e não se desvie dele nem para a direita, nem para esquerda. Ah! E sobre a luz, eu poderia apenas dizer que Ele é a luz do mundo (João 8:12), mas se quer algo mais para ajudar sobre as instruções de como prosseguir no caminho certo, então a bíblia é seu farol; sua lâmpada (Salmos 119:105). Leia ela e saberá por onde deve ir para chegar ao seu destino. 

“Portanto, não olhamos para aquilo que podemos ver; em vez disso fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.”.
| 2 Coríntios 4:18

Lembro-me de certa vez em que Pedro andou sobre as águas. Sim, antes de começar a afundar ele andou mesmo sobre as águas. Imagino como deve ter sido. Tudo parecia perdido e, depois de um susto, veio a realização de que Jesus estava ali, bem na frente deles, andado por sobre as águas. Loucura? Não para Pedro que não conseguia tirar os olhos de Jesus. Por um momento, tudo o que existia era Jesus. E o mar? Bem, era mero detalhe.

O problema surgiu quando ele “reparou no vento forte e nas ondas” (Mateus 14:30). Já não eram apenas ele e Jesus ali. Era o vento forte, as ondas altas, ele em um lugar impossível e, só então, Jesus. Felizmente Pedro lembrou que poderia pedir ajudar a Ele.

“O Senhor diz: ‘Eu o guiarei pelo melhor caminho para a sua vida, lhe darei conselhos e cuidarei de você’”.
| Salmos 32:8 (NVT)

Já 2 Crônicas 20 vai narrar um fato interessante ocorrido durante o reinado de Josafá. Em resumo: vinha um grande exército contra Judá, ele tinha poucos homens. Em outras palavras, era uma situação tão impossível quanto andar sobre as águas. Ele colocou o povo em jejum e orou ao Senhor. Ao final da oração ele diz: “[...] não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti" (2 Crônicas 20:12 NVI).

Resultado: Deus os fez vencer.

Não tire os olhos de Jesus.

Seja andando sobre as águas, seja lutando contra um grande exército, ou mesmo indo contra seus próprios desejos pecaminosos, não deixe de olhar para Cristo. Ele é a razão de tudo o que fazemos. O princípio e o fim de todas as coisas. Busque a solução não dentro de você, mas em Cristo.

“[...] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”.

| Filipenses 3:13,14 (NVI)


Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário